quinta-feira, 10 de abril de 2014

Gastronomia Japonesa

Ohayooooo 
Vou agora falar de comidas japonesas!!! Que otaku é que não conhece comidas japonesas xDD

Para começar, não podemos comer comida japonesa sem os hashis não é?

Os hashis são os "pauzinhos japoneses" que são utilizados para comer.


hashis
como manusear os hashis

Vou começar pelo dangoo.
 é um bolinho japonês feito de mochiko, que é uma farinha de arroz glutinosa. Esta farinha  também é usada pra fazer mochi, que é outro bolinho japonês. Têm muito bom aspecto, sempre quis provar ^-^ 
dango colorido
Mochiko


Dango é associado a determinadas épocas festivas. Tem grande referência no anime

Clannad, onde Nagisa é obcecada pela família dango e a ending chama-se dango daikasoku.




Receita original:

-Misture 100g de Mochiko com 100g de Tofu do tipo mais mole.
- Misture os dois e vá adicionando um pouco de água até que ele vire uma massa. 
- Não coloque a massa pura direta no microondas pq vai queimar. Ponha água num recipiente de plástico que possa ir ao microondas.
- Separe a massa já em bolinhas e coloque as bolinhas nesse recipiente com água.
  Assim que puser as bolinhas lá elas vão ficar no fundo. 
- Agora vai depender da potência do seu microondas e da quantidade de bolinhas que vai fazer ao mesmo tempo. Deixe as bolinhas na água lá cozinhando até começarem a boiar
- Quando as bolinhas já estiverem a boiar, retire-as rapidamente com uma espátula e coloque-as num recipiente com água gelada para interromper a cozedura.
PS: esta não são as bolinhas coloridas, para cobertura pode colocar o que quiser, chocolate, caldo de pêssego ou cobertura de morango.

---->BOM PROVEITO :3

ONIGIRI


Vou agora falar de ONIGIRIIIII




Estes kawaiiis bolinhos de arroz :)


Entao eles são feito com arroz japonês e alga.




ONIGIRI OU BOLINHO DE ARROZ 

Ingredientes 450 g de arroz tipo japonês 500 ml de água 5 cm de alga kombu (opcional)* É o Nori
 A alga realça o sabor do onigiri e liga ao arroz .


Lave bem o arroz até que a água fique quase transparente. Deixe-o descansar por 30 minutos na peneira (isso vai permitir que ele hidrate lentamente). Transfira para uma panela de fundo espesso o arroz lavado, a água e a alga, e deixe em fogo forte até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar assim por 15 minutos. Desligue o fogo e deixe descansar (ainda com a panela tampada) por mais 10 minutos.

Retire o arroz da panela, evitando a porção que grudou no fundo (se houver). Cubra o arroz com filme plástico, evitando que arrefeça (os onigiri devem ser moldados ainda quentes). Preencha ½ xícara (chá) de arroz cozido.


 Faça uma cova ao centro e coloque o recheio a seu gosto (umeboshi, atum, salmão salgado grelhado, lascas de bonito seco, ovas de salmão ou caviar). Molhe as mãos com um preparado de 1 xícara (chá) de água e 1 col. (sopa) de sal.


 Com as mãos molhadas, faça bolinhos redondos ou triangulares: forme cones com as mãos e aperte o arroz. O importante é apertar o suficiente para que eles não desmanchem na hora de comer, mas não demais, a ponto de esmagar os grãos. 


Pode-se enrolar os onigiri com alga shiso, folhas de shiso ou cobrir com gergelim torrado. 


Recheios:


A ameixa umeboshi deve ser colocada dentro do bolinho sem a semente. (Dependendo do tamanho, ela deve ser colocada inteira ou pela metade.) O atum em lata deve ser misturado com maionese até que fique cremoso, e temperado com shoyu e um pouquinho de suco de limão. Já o salmão deve ser em filés, com a pele, e levemente salgado. Deixe-o secar na geladeira, embrulhado em papel-absorvente e sem filme, para perder a umidade. Deixe por 1 noite e, no dia seguinte, grelhe o peixe. Retire espinhas e pele, leve ao fogo e, com uma espátula, esmigalhe e seque. Tempere com saquê e um pouquinho de shoyu.





Agora vou falar de.... Ramennn !!!

 É um alimento japonês de origem chinesa composto por filamentos longos de massa alimentícia em um caldo feito com verduras, legumes, carcaça de suína, bovina, aves (frango)ou peixes, temperados com shoyu, sal ou missô e decorados com carne de porco, cebolinha e bambu.
massa de ramen
Caldos:
São três os modos de temperar o caldo base do Ramen: Sal ou Shio-Ramenmolho de soja ou Shoyu-Ramen e pasta de soja ou Misso-Ramen.

 O ramen pode ser personalizado conforme o gosto e preferência pessoal, sendo praticamente ilimitada a sua variedade: Tyashu-Ramen (ramen acompanhado de lombo), Yasai-Ramen (com verduras e legumes), Ebi-Ramen (de camarão), Kani-Ramen (de caranguejo), Gyoza-Ramen, (frutos do mar), etc.


Um dos mais tradicionais acompanhamentos do ramen é o Tyashu, que é lombo, pode ser cozido ou assado.

Para saber se o lombo está cozido, espeta-se um espeto de bambu e aguarda-se que daquele furo saia um caldo avermelhado; se isto ocorrer, é sinal de que o lombo ainda está cru por dentro. Quando a peça parar de “sangrar”, o lombo está pronto para o consumo. O mesmo procedimento pode ser feito para uma peça de carne bovina.

As verduras em geral (espinafres, bróculos, etc.) dão um toque colorido ao Ramen, ao mesmo tempo em que tornam o prato mais equilibrado nutritivamente. O espinafre deve estar enxuto.

Moyashi deve ser limpo, isto é, sem o broto amarelo e o “rabinho”, mergulhado por poucos segundos  numa panela com água fervente. O mesmo procedimento vale para shimeji e shiitake naturais.
Existem vários temperos opcionais que podem ser acrescentados ao Ramen na hora de ser servido: gergelim branco ou torrado, gengibre picado ou ralado, tobanjan (tempero chinês a base de missô e pimenta), pimenta vermelha picada, alho torrado ou cru, picado ou ralado.
Para Shio-Ramen e Shoyu-Ramen costuma-se jogar uma pitada de pimenta-do-reino em pó antes de servir.

BOM APETITEE <3    #Lucy

Sem comentários:

Enviar um comentário